quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DIRETO DA CÂMARA - Aprovado por unanimidade projeto Casa Cultural Pedro Olaia - Edição 74 - Ano II


Na última sessão quinta feira (20) compareceram os seguintes vereadores : O Presidente Neném do Leão , vereador Horácio Neto , vereador Jorge de Tôsa , vereadora Jesus da Folha , vereadora Adailta Bandeira , vereador Pedão do Baixão , vereador Walmek Avelar e vereador Wilsão da Lagoa Nova .

Ausente : vereador Fran Edson Cardoso

No pequeno expediente houve pedido do vereador Neném do Leão da construção da Praça na Rua Humberto de Campos ( popular rua do pé do morro ) . Houve também convite do GGSD - Grupo Gay São Domingos do Maranhão para a 2ª Parada Gay da cidade . Também projeto iniciativa do PROJOVEM  " Casa Cultural Pedro Ribeiro Olaia " .

Foram convidados para fazerem parte do plenário o Sr. Deudson responsável pelo matadouro municipal , Poliana Bezerra e Sônia Melo coordenadoras do PROJOVEM.

O vereador Jorge de Tôsa pediu recuperação do Bairro da Trizidela com asfalto onde o que tinha está acabado .Falou também de um aterro próximo a Travessa Sete Poços sem licença da prefeitura que pode prejudicar asfalto recém colocado e que providências devem ser tomadas .

O vereador Walmek Avelar falou pedido da Praça da Trizidela que inclusive o povo até hoje ficam criticando que na rua moram três vereadores e até hoje nunca fizeram .

A vereadora Jesus da Folha falou que ao passar pela Escola Projeto Casulo observou que água veem descendo errada pela estrutura não bem feita . Falou também da ponte que liga São Domingos a Graça Aranha na divisa de ambas cidade no povoado Condurú falando que ambos gestores devem sentar e conversar antes que aconteça uma tragédia .

O vereador Neném do Leão falou reclamação do matadouro sobre a denuncia de uma moradora próxima do local e pediu ao Sr  Deudson esclarecimentos.

O vereador Walmek Avelar falou que a denuncia era da queimada de ossos e os moradores estão sendo prejudicados pela fumaça e que as providência deveria ser tomadas .

O Sr. Deudson falou que a povidência seria mudar o matadouro de lugar e a queima de ossos é feita para diminuir as moscas , onde até onde teve redução de 90 % delas . Falou que a denuncia é de um ou dois vizinhos por causa de partidarismo . E que a queima de osso é feita depois da meia noite e ressaltou que a fumaça dar alergia . Falou que os ossos queimados não contém gorduras nem proteínas .

A vereadora Adailta Bandeira falou que foi procurada várias vezes não somente do partido dela não , as pessoas estão sofrendo e que tinahm que mudar o local de queima desses ossos .

O Presidente Neném do Leão falou que antigamente o matadouro era onde é a Escola Tancredo Neves e foi mudado e que a licitação já saiu do novo matadouro .

O vereador Jorge de Tôsa falou que se a prefeitura gastou 400 mil em 2 dias de festas no aniversário da cidade então pode-se sim alugar um carro para transportar ossos .

O vereador Pedão do Baixão falou que a secretaria de obras tem caminha e carro para trabalhar .

O Presidente Neném do Leão colocou em discurssão o projeto de iniciativa do PROJOVEM da criação da Casa de Cultura Pedro Ribeiro Olaia .

O vereador Horácio Neto falou que o ex-vereador Pedro Olaia o qual conheceu pessoalmente e amigo pessoal de seu pai e a luta do PROJOVEM que veem lutando por esse projeto .

A coordenadora do PROJOVEM Poliana leu a autobiografia de Pedro Ribeiro Olaia .

Sônia filha do Sr. Pedro Olaia falou da emoção e homenagem a seu pai e de sua luta em prol da cultura de São Domingos do Maranhão .

O projeto foi  aprovado por unanimidade .

A sessão terminou as 10:46 horas com um lanche promovido pela câmara municipal desta cidade .

Nenhum comentário: