segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NOTAS REGIONAIS - São José dos Basílios, uma cidade tristemente abandonada -Edição 68 - Ano II!

A imagem do abandono em São José dos Basílios, ruas que são pura areia e a completa falta de saneamento básico.
Foto blogue sjbasilios.wordpress.com
As ruas e praças da cidade estão tomadas pelo mato e os buracos proliferam por toda parte tornando difícil o tráfego de veículos. Na zona rural existe um povoado (Macaúba) que apesar de ficar há apenas cerca de 3 km centro da cidade os moradores ainda bebem água na cacimba junto com os animais. As estradas vicinais estão acabadas (no perímetro urbano do povoado salina, nem estrada tem).
 A falta de estradas prejudica o escoamento da produção, que somente se concretiza pelos esforços dos agricultores que não recebem nenhum incentivo do poder público, visto que o irresponsável João da Cruz, embora já tendo sido lavrador não tem a mínima preocupação com o desenvolvimento do município, mesmo sabendo que a grande maioria dos basilienses tem grande vocação para agricultura e necessitam dela para sua subsistência .



A população de São José dos Basílios vive momentos amargos diante da inoperância do prefeito João da Cruz. A cidade e a zona rural estar jogada as traças, enquanto que os secretários e aliados compram lojas, imóveis e ainda desfilam na cidade em carros novos.
Até as principais ruas da cidade estão tomadas pela escuridão, lixo e pelo mato, assim como as ruas esburacadas com suas pistas de rolamento praticamente intransitáveis, constatando-se que a situação é caótica também no setor da saúde publica, Moradores reclamam que o único médico que atende o município (Na página do DATASUS mostra que a cidade tem bem mais médicos atendendo o municipio, ao menos OITO) atende muito mal as pessoas alegando não receber o pagamento, como se o povo fosse responsável.
A ausência de um saneamento básico para atender as necessidades da cidade é um fato preocupante, visto que constitui em grande ameaça à saúde pública e ao meio ambiente. A falta d’água na sede do município tem tirado o sono dos moradores que são obrigados a ficarem durante toda madrugada carregando lata dagua na cabeça das poucas torneiras que o liquido precioso chega. Um transportador de material de construção disse durante entrega de mercadoria a uma loja do ramo em são jose, ele afirmou que em mais de 3500 km percorridos de Santa Catarina até são José nunca viu um descaso administrativo tão grande, disse indignado e decepcionado com o abandono em que se encontra aquela cidade.

Habitada por um povo ordeiro e hospitaleiro, que sofre nas mãos de um gestor irresponsável e inconseqüente que ainda tem a cara de pau de dizer que quer ver todo mundo “feliz”. É deste modo que esse cidadão que responde inúmeras denúncias no Ministério Público Estadual e Federal, quer ser reeleito?


FONTE: SJB
http://sjbasilios.wordpress.com/2011/08/23/sao-jose-dos-basilios-uma-cidade-tristemente-abandonada/

Nenhum comentário: