segunda-feira, 18 de julho de 2011

SPY ENTREVISTA - Secretária Municipal de Educação Márcia Josenice - Edição 63 - Ano II


“Agradeço o espaço e a oportunidade no blogue SPY SD para apresentar algumas informações da educação atual em nosso município . Me disponibilizando para entrevistas futuras conforme interresse do blogue . “

Márcia Josenice
Secretária Municipal de Educação de São Domingos do Maranhão


Perfil
A entrevista conta com perguntas variadas , Atualmente Márcia Josenice exerce a função de secretária municipal de educação da gestão do prefeito Kléber Andrade (2009-2012) casada ,  já foi professora na Escola Horácio Alves de Andrade.

SPY ENTREVISTA – COMO VOCÊ ENCONTROU A SEMED ?

MÁRCIA JOSENICE –Encontramos desestruturada , fizemos recadastramento dos professores concursados para conhecimento do quadro . Escolas encontradas em condições precárias , como a extensão da escola 24 de setembro que funcionava num galpão na Rua da Boa Vista em condições desumanas . Tem também a escola da vila Roseana que funcionava numa palhoça onde hoje já estamos quase concluindo uma nova com biblioteca , laboratório de informática que entregaremos ainda em Agosto .

SPY ENTREVISTA - EM NÚMEROS COMO É A EDUCAÇÃO HOJE EM SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO ?

MÁRCIA JOSENICE – São mais de 9 mil alunos , 483 professores concursados 139 contratados de acordo com o último seletivo e o quadro comissionados da secretaria.

SPY ENTREVISTA –  EXISTE UMA INFORMAÇÃO COLHIDA NUMA SESSÃO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE PESSOAS QUE TÊM DIPLOMA  DE TELESALA  TRABALHANDO NA EDUCAÇÃO ?

MÁRCIA  JOSENICE – Essa informação não é verdadeira , não existe isso no quadro da rede municipal . Até por que no seletivo na hora de inscrição o candidato tinha que apresentar o certificado de conclusão do magistério .

SPY ENTREVISTA – POR QUE HOUVE TANTA DEMORA PARA DAR O RESULTADO FINAL DO SELETIVO/2011 ?

MÁRCIA JOSENICE – A demora se deu pelo processo de correção das provas dos candidatos que eram mais de 600 redações .

SPY ENTREVISTA – COMO VOCÊ AVALIA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO ?

MÁRCIA JOSENICE – Avalio como uma administração revolucionária que vêem mudando a imagem de São Domingos do Maranhão a nível nacional . Administração de compromisso com o povo em trabalhar para promover o bem estar da população.
Prédio ao lado do Farol da educação

SPY ENTREVISTA – QUAL É A FUNÇÃO DAQUELE PRÉDIO AO LADO DO FAROL DA EDUCAÇÃO QUE NUNCA FOI INAUGURADO ?

MÁRCIA JOSENICE – A função é promover a inclusão digital da população que não em acesso ao computador . O espaço é ligado ao ministério da comunicação onde tivemos problemas desde a instalação da antena que é de responsabilidade do ministério a troca de todos os equipamentos e a substituição da rede elétrica para atender as necessidades exigida . Enfim a demora se deve por parte da burocracia do órgão federal . Mas provavelmente até 30 de julho será inaugurado .

SPY ENTREVISTA – POR QUE O EDITAL 001/2011 DO CONCURSO PÚBLICO FOI SUSPENSO ?

MÁRCIA JOSENICE – Para que se tomasse algumas providências e ajustes relacionados a vagas de professor e vagas remanecentes concurso anterior

SPY ENTREVSITA- COMO É DISTRIBUIDO O FARDAMENTO ESCOLAR ?

MÁRCIA JOSENICE – Desde 2009 veem sido realizado a doação do fardamento escolar com regularidade e é feito a reposição de acordo com a necessidade

SPY ENTREVISTA – COMO SE ENCONTRA A SEMED HOJE ?

MÁRCIA JOSENICE – Com projetos já realizados e outros para serem realizados . Foi reestruturado o plano de carreira do magistério e hoje é cumprido em sua totalidade . Antes um professor recebia R$ 415 /510 reais e agoram recebe até R$ 1.250 reais . Houve também a reforma do aparelhamento de todas as escola municipais . Construção de novas escolas , aquisição de livros para educação infantil que não é prioridade do Programa Nacional Livro Didático . Constantes capacitações de professores para todos da rede municipal , merenda escolar de qualidade acompanhada com nutricionista que inclue sopas carnes produtos da agricultura do próprio município e muitas outras realizações

SPY ENTREVISTA – QUAL É O PRINCIPAL PROBLEMA DA EDUCAÇÃO DE SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO ?

MÁRCIA JOSENICE – Dentro de nossas escolas o principal problema é a falta de apoio familiar onde muitas vezes é jogado somente para a escola a responsabilidade de educar onde a escola assume o papel de instituição educadora e instituição familiar ,pois muito pais se desobrigam de qualquer cuidado e responsabilidade com os filhos sobrando apenas para a escola.

SPY ENTREVISTA – VOCÊ  É A FAVOR OU CONTRA A REALIZAÇÃO DA PARADA GAY EM SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO ?

MÁRCIA JOSENICE – Não sou contra porque a liberdade de expressão é um direito de todos .

SPY ENTREVISTA – COMO VOCÊ VER A ENTREGA DE 10 ÔNIBUS ESCOLARES ?
MARCIA JOSENICE – Como uma iniciativa inovadora do prefeito em melhorar o transporte escolar do município é um fato inédito na história a nível de Estado e de Brasil .

SPY ENTREVISTA – COMO SERÁ A DISTRIBUIÇÃO DESTE ÔNIBUS ?

MARCIA JOSENICE- Será conforme a necessidade de transporte de alunos de acordo com a maior concentração alunos a serem transportados para ao município e escolas circuvizinhas onde os motorista irão passar por capacitação que irá circular em Agosto .

SPY ENTREVISTA – O DIA DO PROFESSOR É ESQUECIDO EM SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO ?

MÁRCIA JOSENICE – Existem homenagens a cada ano onde são realizadas festa nas ecolas .

SPY ENTREVISTA – QUAIS SÃO AS METAS DA SEMED AINDA EM 2011 ?

MÁRCIA JOSENICE – Teremos a realização da 3ª Semana da Pátria considerada o maior evento cívico do município . Doações de 10 mil cadernos escolares .Continuação do reforço escolar para atender alunos com déficit de leitura e conhecimentos básicos .
Combate ao analfabetismo onde temos implantado no município 320 alunos adultos matriculados .Implantação do ALFA e BETA para atender alunos com dificuldade leitura e defasagem . Recentemente a educação de São Domingos do Maranhão foi premiada por se destacar na aplicação dos recursos públicos de mais de 25% permitido por lei .Onde participei do 42º Simpósio Brasileiro para prefeitos , vereadores e secretários tendo recebido a medalha D.Pedro II de mérito educacional .

Nenhum comentário: