segunda-feira, 6 de junho de 2011

DIRETO DA CÂMARA - Taxistas de São Domingos do Maranhão cobram alvará de ponto de táxis - Edição 57 - Ano II


 A primeira sessão do mês de Junho/2011 realizada dia  02/06/11 começou as 09:25 hs . Apenas 12 pessoas compareceram . Tiveram os seguintes vereadores presentes :
 O presidente Neném do Leão , vereador Horácio Neto , vereador Fran Edson , vereadora Adailta Bandeira , vereadora Jesus da Folha , vereador Pedão do Baixão e vereador Wilsão da Lagoa Nova .


Vereadores ausentes : vereador Jorge de Tôsa e vereador Walmek Avelar .


O presidente da associação dos taxistas de São Domingos do Maranhão Senhor Mazim foi convidado para fazer parte do expediente .
Teve o projeto de lei de autoria do vereador Fran Edson onde requer que regulamenta o tempo nas agências bancárias  onde sejam colocadas pessoas suficiente nos caixas para atender , com até 15 minutos para dias normais , 20 minutos em vésperas de feriado e 25 minutos para dias de pagamentos dos servidores .


O presidente da associação dos taxistas o Senhor Mazim falou da luta que vem enfrentado para manter o ponto de táxis da cidade onde não tem o alvará onde pessoas que não são taxistas estacionam dando trabalho , onde inclusive já foram pedir apoio a polícia militar onde falam que não podem fazer nada já que eles não tem alvará de funcionamento . Falou que hoje a associação tem 70 táxis entre taxistas e transporte alternativos.


O vereador Fran Edson falou que o trânsito é caótico onde vários meios de comunicação vêem mostrando isso . Pediu que os taxistas procurassem o prefeito municipal para que seja feito um decreto onde já estabeleceria a área . Pois a câmara não têm esse poder , apenas o poder executivo.




O vereador Pedão do Baixão falou que a cidade tem que procurar uma maneira de resolver estacionamento para outros transportes que vem do interior . Falou também que a reunião dos novos municípios foi bem sucedida e que a governadora não pode estar lá , onde os deputados garantiram dar o plebliscito ainda este ano .


A vereadora Adailta Bandeira parabenizou vereador Fran Edson pelo projeto onde ela já passou até 4 horas no banco . Falou sobre o FUNDEB que comentam que o prefeito irá pagar apenas R$ 800,00 onde na verdade seria mais de mil reais . Falou que é um derespeito a construção de quebra molas onde não é contra eles , mas que seja adequados , e que caso nenhuma medida for tomada irá encaminhar alguma coisa ao Ministério Público . Disse que se dirijiu a prefeitura  para que trocasse a lâmpada do poste e um rapaz encarregado falou que se ela comprasse a lâmpada iria trocar .


O vereador Fran Edson disse que já foi cobrado por várias entidades a respeito da iluminação pública . Onde por serem de utilidade pública ficassem isentas das taxas .


A vereadora Jesus da Folha diz que concorda que haja espaço taxistas e outros transportes . Lembrou um caso de um rapaz do interior que estacionou onde fica os taxis e vieram prenderam e foi levado para o quartel e ela achou injusto . Falou também da taxa de iluminação pública onde ainda não resolveu nada , disse que já está até com vergonha passar na região onde nada resolveu . Disse que o dinheiro entra todo mês na prefeitura . Falou também que os quebra molas é um absurdo deveriam logo ser feito de um por um em vez de contaminar a cidade toda .
 Falou que a saúde temos um caso horrível no hospital municipal duma senhora que passou 8 dias internada com a barriga inchada onde teve que ir um parente dessa senhora na casa dela pedir ajuda . Falou que até agora não viu o trabalho do secretário de saúde onde só ver ele na farmácia dele , onde se procurar ele na secretaria não o encontra . Ela teve que falar com o diretor do hospital municipal que falou com o médico onde iria examinar essa senhora . 
Disse também que se não tiver uma pessoa interessada e  falar não teria tirado a criança . Falou que não tem para quem falar e não tem para onde levar .
Disse que a educação na Maria da Eva só abrem a escola quando o professor chega e merenda é só pela manhã , que alunos são transportados em carro boiadeiro é um absurdo , que no centro do gato tem alunos sem estudar por falta de transportes  , que existem donos de carro que trabalhou no ano passado e disse que vai dar parte por que não recebeu . Falou que várias escolas não tem merenda e quando encontra não tem material e a saúde acabou . Concluiu dizendo que trouxe requerimento prestação de contas do prefeito e até hoje o presidente da câmara nunca deu .


O vereador Wilsão da Lagoa Nova falou que esteve vendo na praça e viu o trabalho dos taxistas para organizar o trânsito . Falou também que muita gente reclamando da iluminação pública onde estão numa escuridão .


O presidente da associação dos taxistas Senhor Mazim falou que muito proprietários de carros estacionam no lugar dos taxis , mais não retiram no dia seguinte , muitos deles até viajam e deixam lá , falou que em tempos atrás eram todos irregulares e que hoje  99 % já estão com documentação em dias e com carros novos onde a população aprovam , e que inclusive nos desfile do 7 de Setembro teve uma pessoa que representou os taxistas .  


O vereador Horácio Neto falou que alguns alunos da Cibrazém estudam a noite e que com a chegada de ônibus fizessem uma rota a noite . Falou que os bancos colocados na lagoa já tem 4 quebrados onde a população tem medo até de sentar e são bancos não implantados pela prefeitura e sim empresa contratada .

Nenhum comentário: