quinta-feira, 18 de março de 2010

NOTÍCIA: São Domingos do Maranhão e Jatobá com surto de difteria .EDIÇÃO 06 - ANO II


Duas cidades do interior do Maranhão – Jatobá e São Domingos do Maranhão, a 455 e 399 quilômetros de São Luís, respectivamente – viveram, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, um surto de difteria que deixou um menino de 3 anos morto, outras cinco crianças contaminadas e 34 casos ainda em observação. A informação – até então mantida em sigilo pela Secretaria de Saúde, cujo titular é o ex-deputado Ricardo Murad (PMDB) – foi tornada pública ontem pelo jornalista Raimundo Garrone, em seu blog hospedado no portal do Jornal Pequeno, e confirmada posteriormente ao JP pelo médico Henrique Jorge dos Santos, superintendente estadual da Vigilância Epidemiológica.

Praticamente erradicada no Brasil e na maior parte do mundo, a difteria – doença transmitida por uma bactéria, ver texto em destaque) – não surgia no Maranhão desde 1998, quando um registro isolado foi notificado no estado, que enfrenta atualmente uma onda de casos confirmados de gripe A (suína), com um óbito e nove suspeitas de infecção pelo vírus H1N1.

De acordo com a Lista de Verificação de Emergências de Saúde Pública (LVE), do Ministério da Saúde, relatório de acesso restrito a profissionais de saúde, mas ao qual o JP teve acesso, a morte do menino contaminado pela difteria ocorreu em 7 de janeiro passado. Ele morava no povoado Lajeado, no município de Jatobá.

Após esse óbito, a Secretaria de Saúde deu início a um trabalho chamado pelos profissionais de saúde de “busca ativa”, com coleta de materiais (secreções do nariz e da garganta) de 107 pessoas do convívio do paciente e das áreas próximas ao povoado Lajeado. Dessas pessoas, após análise, foram confirmados cinco casos de infecção, três de Jatobá e dois de São Domingos do Maranhão. Todos eram crianças (duas de 3 anos, uma de 4, uma de 5 e uma de 9). As crianças já foram tratadas e não correm mais risco de morte. Outros 34 casos estão “em andamento”, ou seja, ainda são investigados pela Vigilância Epidemiológica.

Cobertura vacinal baixa – O município de Jatobá – principal atingido pelo surto de difteria do início do ano –, cuja prefeita é Ednaura Pereira da Silva (PSDB), obteve um índice baixo de cobertura vacinal na última campanha de imunização: aproximadamente 56%, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com o superintendente Henrique Jorge, o surto de difteria na região não teria acontecido se o percentual de cobertura vacinal da área fosse maior. “Eu posso garantir que o Estado cumpriu seu papel, transferindo para o município tudo o que é necessário para a ampla cobertura vacinal, mas faltou acompanhamento por parte do gestor municipal”, disse o médico.

Henrique Jorge informou que a Vigilância Epidemiológica já ampliou a cobertura vacinal em Jatobá para mais de 90% e deixou no município uma equipe de 17 profissionais treinados para atuar no controle de uma eventual reincidência do surto de difteria na região.

Um comentário:

Anônimo disse...

e o munero tende a crescer mais ainda ,pois com esse agentes pessimos que temos