sexta-feira, 22 de maio de 2009

REGRA PARA DESCOBRIR SUPOSTO CORRUPTO


Apesar de não determinarem necessariamente a existência de corrupção a presença de alguns fatos devem estimular uma atenção especial .

SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA!!!

São as evidências mais fáceis de serem percebidas e as quais deixam mais claro que algo de errado ocorre na administração pública. São perceptíveis quando o grupo de AMIGOS e PARENTES das autoridades municipais exibe bens de alto valor, adquiridos de uma hora para a outra, como CARROS e IMOVÉIS , e também na ostentação por meio de gastos pessoais incompatíveis com suas rendas como VIAGENS, FESTAS ,PATROCÍNIOS ,dentre outras coisas.
Alguns passam a ter uma vida social intensa, freqüentando locais de lazer que antes não freqüentavam como bares e restaurantes, onde realizam grandes despesas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM CORRUPTO:

1 – Há o do tipo grosseiro que se compraz em fazer demonstrações ostensivas de poder e riqueza, exibindo publicamente acesso a recursos extravagantes. Geralmente não se preocupa em ser discreto, pois necessita alardear o seu sucesso econômico e sua nova condição, mesmo quando os que estão a sua volta possam perceber que o dinheiro não teve procedência legítima. Com esse tipo de corrupto, a apropriação de recursos públicos é associada a um desejo incontrolável de ascender socialmente e de exibir essa ascensão. Como não encontra maneiras de enriquecer honestamente, RECORRE a atos ILÍCITOS.

2--- Já o fraudador discreto tem formas de agir que tornam mais difícil q descoberta do ilícito. O dinheiro é subtraído discretamente, por meio de esquemas bem articulados como os FORNECEDORES, o que torna a sua descoberta mais difícil. O resultado dos golpes é aplicado LONGE DOS DOMICÍLIOS. Em geral ,utiliza-se de “LARANJAS”(pessoa que voluntária ou involuntariamente emprestam suas identidades para encobrir os autores das fraudes) .

CONCLUSÃO :


Entretanto quando a corrupção é bem planejada deixa vestígios. As vezes os que se sentem traídos na partilha acabam por denunciar o esquema.Além disso, a necessidade de manter os atos ilegais ocultos torna difícil para o próprio corrupto e até mesmo para os seus familiares usufruírem da riqueza. Quando essa situação não gera um conflito entre os participantes a quadrilha, os comparsas acabam por ficar com a maior parte dos bens adquiridos .Os corruptos ficam a mercê daqueles que operam o sistema, o caixa da quadrilha e os LARANJAS.

Nenhum comentário: