quinta-feira, 30 de abril de 2009

GOVERNADORA DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO MARANHÃO


Depois de visitar os municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale, Bacabal e Alto Alegre e verificar de perto a situação das famílias desabrigadas pelas enchentes, a governadora Roseana Sarney decretou, ontem, 29, estado de calamidade pública no Maranhão. Ela percorreu de lancha o rio Mearim e em seguida, visitou pessoas alojadas nos abrigos. Às famílias dos desabrigados, reafirmou o seu "apoio, solidariedade e disposição de ajudar a todos nesse momento difícil".


Em todo Maranhão são mais de 82 mil pessoas atingidas em 27 municípios que estão em situação de emergência. "Eu vim aqui para prestar solidariedade como governadora, como pessoa humana, e para dizer que o governo do Estado do Maranhão está presente nas ações que visam minimizar o sofrimento dessas pessoas", disse Roseana Sarney em Pedreiras. De lá, ela seguiu de lancha para Trizidela do Vale. Logo depois foi à Bacabal e Alto Alegre.


O governo do Maranhão trabalha em parceria com os municípios no atendimento às vítimas e recuperação de áreas danificadas. As ações têm o apoio do governo federal, principalmente na recuperação das estradas que estão cortadas e na construção de casas populares para as pessoas que perderam suas residências. As famílias atingidas estão recebendo cestas básicas, medicamentos, filtros colchões
.


Durante a visita, onde estava acompanhada do deputado estadual, Jura Filho e do secretário de Infra-estrutura, Max Barros, a governador constatou a situação difícil em que vive parte dos moradores da Região do Médio Mearim. As medidas colocadas em prática no momento, segundo explicou a governadora, são emergências. Logo que as águas baixarem, o governo do Maranhão vai realizar obras estruturais e colocar em pratica projetos sociais visando elevar o patamar de qualidade de vida das famílias que quase todos os anos são prejudicadas pelas enchentes no Maranhão.


"Muitas pessoas estão sem suas moradias e precisam solidariedade de todos", convocou a governadora maranhense. "O que me deixa mais confortada é que todos estão unidos no intuito de ajudar essas famílias, prefeitos, sociedade civil, governo do Estado e federal", observou.
No último final de semana setenta e cinco toneladas de alimentos chegaram ao Maranhão para serem distribuídas aos desabrigados pelas enchentes no estado. A carga, transportada em cinco viagens por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), foi enviada pelo governo federal para atender às primeiras necessidades dos atingidos
.


A presença do governo federal, segundo Roseana Sarney é decisivo. "O governo Lula está atento ao problema e estamos fazendo tudo para que a população atingida não sofra ainda mais com as enchentes", declarou a governadora.



NÚMEROS DA ENCHENTE NO MARANHÃO

(dia 29/04) Desalojados: 19.413

pessoasDesabrigados: 13.047

pessoasAfetados: 83.087 (inclui desalojados, desabrigados e atingidos indiretamente pelas enchentes)e 27 municípios em situação de emergência

Óbitos: 5 (2 em São Luís; 1 em Coroatá; um em Codó e um em Caxias)

(Fonte: Defesa Civil Estadual)

Nenhum comentário: